sexta-feira, 8 de outubro de 2010

O 13º ENCONTRO...


... do Pró-Letramento Matemática, aconteceu no último dia 25 de outubro de 2010, no Centro de Formação do Município (Bem-Me-Quer).

Na oportunidade demos continuidade ao estudo do tema Resolução de Problemas.

Com uma boa participação dos cursistas, que se caracterizou pelo estudo de textos, análise de situações vividas em sala de aula e sugeridas pelo fascículo.

Conhecemos os tipos de problemas mais usados no processo de aprendizagem dos alunos: padrão, cotidiano, recreativo entre outros.

O estudo nos proporcionou momentos de troca, e de relato de experiências vividas por eles desde a Educação Infantil ao Ensino Fundamental. Para descontrair o grupo, trabalhamos desafios matemáticos interessantes, conforme o que segue abaixo:

"Um trem gasta 80 minutos em trajeto de uma cidade a outra. Na volta, ele gasta 1h e 20min. Por que isso ocorre?"


Questões como esta nos levam a usar de forma estimulante o raciocínio lógico matemático que é tão usado nas atividade do cotidiano.

Um comentário:

  1. Olá, colega.
    Aproveitei o ensejo para passear no seu blog, ver as novidades e os desafios matemáticos.
    Olha, não sei a resposta relacionada a quantos ovos cabem no estômago do gigante e o pior é que surgiu uma outra dúvida: O que é maior, a cabeça dele ou o estômago? Brincadeira!.
    Escolhi este espaço para comentar porque quero que reveja a data do encontro reativo a esta postagem. 05/10. Pois, 25/10 ainda não chegou.

    ResponderExcluir