quarta-feira, 13 de abril de 2011

SISTEMA BINÁRIO


O sistema binário ou base 2, é um sistema de numeração posicional em que todas as quantidades se representam com base em dois números, com o que se dispõe das cifras zero e um.

Os computadores digitais trabalham internamente com dois níveis de tensão, pelo o que seu sistema de numeração natural é o sistema binário (aceso apagado). Com efeito, num sistema simples como este é possível simplificar o cálculo, com o auxílio da lógica booleana. Em computação, chama-se um dígito binário (0 ou 1) de bit, que vem do inglês Binary Digit.

O Sistema Binário é base para álgebra booleana, que permite fazer operações lógicas e aritmética usando apenas dosi dígitos ou dois estados ( 0 ou 1) (falso ou verdadeiro).

Toda eletrônica digital faz uso deste sistema.

Interessante é que no programa do Ensino Fundamental não consta este conteúdo.

Conversei com o professor José Walter Fernandes e ele me falou que também no Ensino Médio ele não é contemplado.

Mas, atenção alunos do 9º ano: nas provas do IFRN sempre cai questões usando a notação binária. Fiquem de olho.

2 comentários:

  1. professor Fernando,um dia o senhor falou que a prova do IFRN não pode ser zerada. Mas não entendi! será que o senhor pode me explicar como não pode ser zerada! grato!!!

    ResponderExcluir
  2. "Zerada refere-se ao zero, ou seja, não pode tirar zero em nenhuma das provas, e ainda esperar o nível de acertos dos outros candidatos para ver se fica entre as vagas oferecidas. Valeu?
    Estude que você chega lá. Em breve vamos nos reunir para estudar para essas provas.
    Um abraço. Fernando Siqueira

    ResponderExcluir