segunda-feira, 13 de junho de 2011

FIQUE SABENDO

Boa escola na infância reduz risco de envolvimento com drogas
Pesquisadores americanos acompanharam grupo de pessoas dos 3 aos 28


Um estudo americano publicado na revista Science sugere que a educação infantil tem um impacto positivo e duradouro na vida adulta, como desenvolvimento de habilidades profissionais, elevados níveis de escolaridade e menores taxas de envolvimento com drogas e álcool. A pesquisa, conduzida por neurocientistas da Universidade de Minnesota acompanhou 1.486 pessoas durante 25 anos e é maior estudo já realizado sobre o assunto, de acordo com os pesquisadores.

Para a pesquisa, foram analisados dois grupos distintos de crianças. O primeiro fazia parte do Center Educational Program, um reconhecido programa de educação infantil mantido pelo governo da cidade de Chicago, no estado americano de Illinois. O outro grupo, analisado anteriormente pelo mesmo grupo de pesquisadores, era composto por crianças de baixa renda que não frequentaram o programa de educação infantil. O grupo de neurocientistas de Minnesota elaborou relatórios periódicos, confirme a evolução escolar dos grupos.

O último relatório, divulgado esta semana após 25 anos de acompanhamento mostra que os efeitos positivos da primeira etapa da educação podem durar até a terceira década de vida. Quando comparados os dois grupos, o primeiro apresentou 20% mais chances de atingir um nível social médio ou elevado; 19% mais chances de possuir algum tipo de seguro saúde; 28% menos riscos de fazer uso de drogas e álcool; e 22% menos riscos de ser preso.

“Quando seguimos um grupo por mais de duas décadas, podemos compreender como as experiências da infância moldam o desenvolvimento”, afirmou Arthur Reynolds, coordenador da pesquisa. “Uma cadeia de influências positivas iniciada pela escola e pelos pais conduz a um melhor desempenho acadêmico e, em última instância, a um status social mais elevado.” Outro estudo conduzido por Reynolds havia mostrado que 18% do investimento governamental em educação infantil retorna para a sociedade anualmente.

A pesquisa publicada foi financiada pelo Instituto Nacional da Saúde Infantil e do Desenvolvimento Humano dos Estados Unidos.

FONTE: VEJA ONLINE
Postado por Educação e Democracia às 17:13

4 comentários:

  1. Professor, os resultados serão quando? há...será os resultados de todos os simulados?

    ResponderExcluir
  2. Sim. Quinta feira tem o de Língua Portuguesa
    na quinta seguinte daremos o resultado dos dois.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Os resultados serão postados no blog? há...vai até que colocação? um abraço forte!

    ResponderExcluir
  4. Sim. Os resultados serão postados aqui. Em todos os níveis de acertos. Aguarde.
    Um abraço.

    ResponderExcluir