segunda-feira, 29 de agosto de 2011
Ativ 1-2_fernando
Quem sou como professor e aprendiz?
O atual contexto da educação não se resume apenas ao domínio das técnicas de estudos, de ensino e de aprendizagens. Ser professor é conhecer e entender as necessidade individuais de cada aluno e contemplar estas necessidades em suas práticas pedagógicas que favoreçam o grupo na busca por uma forma mais significativa de aprendizagem, na tentativa de tornar esta ação mais efetiva. A profissão de professor hoje exige mais buscas pelo saber e consequentemente uma ação pedagógica mais voltada para a formação contínua.
Neste contexto eu sou um professor que acredita no poder transformador da educação,e para que essa transformação se efetive é necessário que enquanto profissionais da área de educação procuremos alternativas novas de atuação. Uma possibilidade de conseguir esta competência é buscarmos participar ativamente das formações oferecidas aos professores, seja inicial ou continuada.
sábado, 27 de agosto de 2011
7ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Esocolas Públicas
quinta-feira, 25 de agosto de 2011
É POSSÍVEL CALCULAR A ALTURA DE UMA EDIFICAÇÃO SEM UTILIZAR INSTRUMENTOS DE MEDIDAS?
quarta-feira, 24 de agosto de 2011
OS ALUNOS AS VEZES SURPREENDEM
-Fernando, eu sei que a Matemática é importante, inclusive para o desenvolvimento intelectual. Eu já ouvi falar que "A Matemática é a academia da mente". - complentou ela. Eu achei muito legal porque esta afirmação reiterou o meu ponto de vista a respeito da disciplina.
Conclusão: Aprendemos também com os alunos.
segunda-feira, 22 de agosto de 2011
CONCURSO PÚBLICO
IFRN abre novo edital para técnicos em educação
São 28 vagas, sendo 1 de nível superior e 27 de nível intermediário
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte divulgou na manhã de hoje, 17/08, o edital nº 24/2011, que trata do concurso público para técnico administrativo em educação. São 28 vagas no total, sendo 1 para nível superior (Engenheiro Químico) e 27 para nível intermediário que atuarão como ténicos de laboratório.
Para concorrer as vagas de nível intermediário, é preciso ter o ensino médio profissionalizante ou o ensino médio completo, acrescido de curso técnico em área específica (agrícola, alimentos, biologia, edificações, eletricidade e eletrônica, eletrotécnica, estradas, manutenção e suporte de computadores, mecânica, pesca, química, sistemas de computação, têxtil e zootecnia).
O concurso será executado pelo Instituto Saber. As inscrições serão realizadas no site www.saber.srv.br no período de 29 de agosto a 12 de setembro.
Para saber mais, acesse a página do concurso.
Blog: Ceará Mirim News
ESTE TEXTO É UMA PRODUÇÃO DOS ALUNOS DO PROINFO
ativ1-1_fernando-robsom
Hoje vivemos numa Sociedade que busca constantemente o conhecimento como forma de firmação.
Essa busca do conhecimento favorece um outro aspecto relacionado a ele que é a aprendizagem. A aprendizagem se confirma a a partir do momento em que se busca não só aprender coisas novas e úteis, mas também que desenvolvamos outras maneiras de aprender. A ampliação desses saberes fez com que a escola ganhasse um caráter de importância nunca visto anteriormente. Outro aspecto que contribui para o avanço do conhecimento e da aprendizagem é abusca constante por informação. A rapidez com que as coisas acontecem e é imediatamente divulgada pelos meios de comunicação tipo rádio, televisão, telefone e internet, tornou a sociedade mais dependente de se inserir neste contexto de muita socialização. Assim o conhecimento e a aprendizagem se tornaram ferramentas essenciais nessa busca.
Quando nos referimos ao conhecimento e à aprendizagem, surgem as competências. Entendemos como competência, neste contexto, a capacidade de aprofundar as habilidades nos aspectos específicos da vida de cada indivíduo. No desenvolvimento dessas competências a escola tema obrigação de encontrar estratégias que favoreçam uma aprendizagem de qualidade dentro de um contexto mais voltado para a sua utilização prática, que deve ser articulado à questões relacionadas à vida de cada indivíduo. Porém diante desta reflexão é importante destacar que a universalização do ensino e da aprendizagem ainda enfrente muitas dificuldades para sua efetivação.
Ainda temos muitos problemas a serem enfrentados e obstáculos a serem ultrapassados nesta perspectiva de uma construção cultural crescente e necessária para a firmação de qualquer povo em qualquer época.
terça-feira, 16 de agosto de 2011
ESTAMOS DE LUTO
segunda-feira, 15 de agosto de 2011
ATENÇÃO ALUNOS E PROFESSORES:
sexta-feira, 12 de agosto de 2011
DICAS DE COMO RESOLVER UM PROBLEMA MATEMÁTICO
Então, é importante que os alunos sigam esta sequência de atitudes diante de uma situação problema:
1. Ler com atenção otexto do enunciado, procurando as informaçãoes úteis e descartando as inúteis.
2. Identificar a pergunta chave do problema.
3. Decidir quais operações serão utilizadas.
4. Calcular a resposta.
5. Ler novamente e verificar se a resposta encontrada satisfaz.
quinta-feira, 11 de agosto de 2011
A TODOS OS ESTUDANTES DO BRASIL...
quarta-feira, 3 de agosto de 2011
ATENÇÃO ALUNOS...
...que frequentam o Projeto de Apoio aos estudantes do Proitec/2012.
Quinta feira, 04/8 e quinta feira, 11/08
não haverá aula do nosso projeto que funciona na Escola Adele à noite.
Estaremos em Seminário em Natal.
Agrecemos a compreensão e reiteramos a necessidade de continuarem estudando em casa.
Atenciosamente,
Francisca Lopes, Fernando Siqueira e José Walter.
VEM AÍ A 7ª OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA
Em todo o país, milhares de estudantes e professores de escolas públicas iniciam as aulas deste semestre com o desafio de buscar bons resultados na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep).
São 18,7 milhões de alunos da educação básica pública e cerca de 150 mil professores participantes. A primeira fase de provas acontece no próximo dia 17, em 44,6 mil escolas, localizadas em 5.504 municípios (o país tem 5.565) nas 27 unidades da Federação.
Dados da coordenação da olimpíada mostram que o maior contingente de estudantes inscritos, 7,1 milhões, cursa o ensino médio; 6,2 milhões estão no sexto ou sétimo ano do ensino fundamental; e 5,3 milhões, no oitavo ou nono ano do ensino fundamental.
Para cada nível de ensino serão aplicados testes de conhecimentos matemáticos, de acordo com os conteúdos das séries envolvidas. Cada prova tem 20 questões objetivas, com cinco opções de respostas. O regulamento diz que o aluno deve preencher o cartão-resposta e que não precisa apresentar os cálculos. O tempo para responder as questões é de duas horas e trinta minutos. A correção será feita nas escolas, seguindo instruções e gabaritos elaborados pela direção da Obmep.
A segunda fase da olimpíada será em 5 de novembro. Nesta etapa, que define os medalhistas de ouro, prata e bronze, e as menções honrosas, as provas serão aplicadas em centros de ensino, por fiscais contratados pela coordenação da olimpíada. A premiação está prevista para fevereiro de 2012.
A Obmep é promovida pelos ministérios da Educação e de Ciência e Tecnologia, realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura Aplicada (Impa) com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). O objetivo é estimular o estudo da matemática entre alunos e professores da educação básica.
Ionice Lorenzoni
Consulte a página da Obmep.