segunda-feira, 22 de agosto de 2011

ESTE TEXTO É UMA PRODUÇÃO DOS ALUNOS DO PROINFO

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Hoje vivemos numa Sociedade que busca constantemente o conhecimento como forma de firmação.

Essa busca do conhecimento favorece um outro aspecto relacionado a ele que é a aprendizagem. A aprendizagem se confirma a a partir do momento em que se busca não só aprender coisas novas e úteis, mas também que desenvolvamos outras maneiras de aprender. A ampliação desses saberes fez com que a escola ganhasse um caráter de importância nunca visto anteriormente. Outro aspecto que contribui para o avanço do conhecimento e da aprendizagem é abusca constante por informação. A rapidez com que as coisas acontecem e é imediatamente divulgada pelos meios de comunicação tipo rádio, televisão, telefone e internet, tornou a sociedade mais dependente de se inserir neste contexto de muita socialização. Assim o conhecimento e a aprendizagem se tornaram ferramentas essenciais nessa busca.

Quando nos referimos ao conhecimento e à aprendizagem, surgem as competências. Entendemos como competência, neste contexto, a capacidade de aprofundar as habilidades nos aspectos específicos da vida de cada indivíduo. No desenvolvimento dessas competências a escola tema obrigação de encontrar estratégias que favoreçam uma aprendizagem de qualidade dentro de um contexto mais voltado para a sua utilização prática, que deve ser articulado à questões relacionadas à vida de cada indivíduo. Porém diante desta reflexão é importante destacar que a universalização do ensino e da aprendizagem ainda enfrente muitas dificuldades para sua efetivação.

Ainda temos muitos problemas a serem enfrentados e obstáculos a serem ultrapassados nesta perspectiva de uma construção cultural crescente e necessária para a firmação de qualquer povo em qualquer época.


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