quarta-feira, 20 de junho de 2012

Ajudando seu filho a aprender matemática
ESTA É PARA OS PAIS

Como você pode ajudar o seu filho a melhorar as notas?
Talvez o primeiro ponto a ser apresentado é que nota é resultado. Portanto existe um processo que deve ser iniciado e, se a maioria das ações realizadas estiverem corretas, deverá haver um incremento nas notas.
Falar em melhorar as notas é um tema polêmico e delicado. Nosso posicionamento de nota como resultado busca tocar na questão da aprendizagem. Isso significa que se alguém realmente aprende algo, não há nenhum problema em realizar uma avaliação sobre aquele conteúdo ou habilidade.
Em termos práticos, o que pode trazer melhores resultados nas avaliações:
Disciplina: é preciso organização, horários fixos para estudo, com regularidade. Talvez nos primeiros dias, pela falta de hábito, o estudo não tenha o rendimento desejado. Mas com o tempo, sentar para estudar será como escovar os dentes. Uma atividade que faz parte do cotidiano.
Ambiente e Concentração: o cenário conta muito no resultado. cadeira e mesa na altura correta, iluminação adequada e silêncio – especialmente nos momentos de maior dificuldade – são fundamentais.
Senso de responsabilidade: ninguém ficará traumatizado por assumir que os resultados obtidos no boletim, são em 99% dos casos, reflexo das suas atitudes. Estimular seu filho a assumir a responsabilidade pelo sucesso ou fracasso pode ser uma lição para toda vida, mas isso deve ser feito de forma sútil, evitando cobranças muito duras e assumindo uma postura de incentivo em direção às novas metas.
Maior participação da vida escolar: você não precisa dar aula particular para o seu filho. Perguntar o que ele está aprendendo, que dificuldades sente, o que gosta e o que não gosta já ajuda bastante. Participar dos eventos da escola também ajuda no rendimento do seu filho.
Investir: sem investimento não há resultado. O importante é investir bem o tempo e os recursos disponíveis. Comprar livros, revistas, CD-ROMs e usá-los juntos, pelo menos na primeira vez ajuda significativamente a melhorar o interesse pelo aprendizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário