segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Aula dinâmica e descontraída facilita ensino de matemática

Aulas mais atrativas, que procuram integrar atividades lúdicas com o conteúdo proposto pela disciplina, são as propostas do projeto Brincando de Matemática, idealizado pela professora Amanda Oliveira de Souza Araújo. Bem aceito pelos estudantes, o trabalho foi um dos vencedores da sétima edição do prêmio Professores do Brasil, na categoria Temas Livres, subcategoria Séries ou Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

O método de ensino desperta a curiosidade dos estudantes por meio de jogos que estimulam a criatividade e a capacidade de resolver problemas. Além disso, com atividades desenvolvidas em grupo, os alunos podem trocar ideias e compartilhar o conhecimento. A professora buscou inspiração ao constatar a falta de conhecimentos básicos de matemática e o desinteresse dos alunos nas aulas tradicionais. Alguns estudantes chegavam a apresentar reações de antipatia pela matéria e até de medo.

“O objetivo geral do projeto é dinamizar as aulas de matemática, de modo que os alunos participem ativamente e construam conhecimentos de forma lúdica e prazerosa”, explica Amanda, professora da Escola Estadual de Ensino Fundamental Alexandre de Gusmão, em Nova Brasilândia d’Oeste, Rondônia.

Na visão da professora, os jogos e as brincadeiras são importantes no desenvolvimento das atividades de matemática. Entre as razões, ela cita a possibilidade de se criar um ambiente alegre e descontraído, “essencial a uma proposta de aprendizagem significativa”, os estímulos à interação, o desenvolvimento de atitudes éticas e de respeito, de criar e seguir as regras dos jogos e de colaboração.

De acordo com Amanda, os estudantes devem se tornar agentes ativos no processo de aprendizagem e vivenciar a construção do conhecimento. Ela salienta que cabe ao professor, como orientador dos alunos, oferecer a oportunidade para que eles formem o hábito de pensar e criar as próprias estratégias, desenvolver o raciocínio, adquirir mais segurança e fazer redescobertas. As aulas devem ser práticas e interessantes para que o aluno possa se sentir motivado e desafiado a construir o conhecimento de maneira agradável. “As aulas precisam ter sabor, despertar a curiosidade e ter significado para o educando”, ressalta.

Recursos — Durante a execução do projeto foram usados recursos como ábaco, quebra-cabeça Tangram, bloco lógico, fita métrica, balança, computadores, jogos fabricados pelos alunos, palitos de picolé, embalagens de produtos e outros materiais reciclados. Esse material ajudou os estudantes a apreender conteúdo relativo a medidas de tempo, massa, comprimento e capacidade, área e perímetro, sólidos geométricos, adição, multiplicação e subtração e frações equivalentes, próprias e impróprias. “O projeto proporcionou notável desenvolvimento dos alunos na aprendizagem e também no interesse pelas aulas”, destaca a professora.

Graduada em pedagogia (séries iniciais), pós-graduada em psicopedagogia e com 15 anos de experiência em sala de aula, Amanda diz que o prêmio representa um marco em sua vida, pois permitiu que levasse a sala de aula para todo o Brasil. “Conquistei a confiança da comunidade escolar e a valorização da escola”, destaca.

Fátima Schenini

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

ATENÇÃO, MUITA ATENÇÃO!

Governo prorroga matrículas na rede estadual de Educação

O Governo do Estado decidiu prorrogar o período de matrículas na rede pública estadual de Educação. O período para o formalização do vínculo dos alunos havia sido finalizado ontem (22), mas os estudantes terão até a sexta-feira (27) para a realização das matrículas através do site www.sigeduc.rn.gov.br.

Para a realização da matrícula através da internet, o estudante deverá ter o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF). Para garantir o acesso às matrículas aos estudantes que não possuem o CPF, a Secretaria de Educação firmou parceria com a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc) para que o documento seja emitido na própria sede da Educação.

No momento da matrícula, o estudante deve selecionar duas opções de escolas. A seleção dos estudantes por escola se dá através de critérios definidos pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB, como proximidade com a escola, se já possui irmão estudando na unidade e se o aluno está na faixa etária escolar adequada. A previsão inicial era que a matrícula fosse confirmada até o dia 30 de dezembro.

Até sexta-feira passada, 130 mil estudantes solicitaram suas matrículas por meio do SIGEduc. Do total, 33 mil é o número de novos alunos, que irão ingressar na rede. Os demais correspondem a renovações.

Fonte: Tribuna do Norte

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013


Matrículas para as escolas da rede estadual terminam domingo

O período de solicitação de matrículas para as escolas estaduais em 2014 termina neste domingo (22). O estudante que deseja ingressar na rede estadual deve acessar o site do Governo do Estado (www.sigeduc.rn.gov.br) e solicitar sua vaga. O resultado da matrícula será divulgado no dia 30 de dezembro.

Os alunos que já estão na rede e desejam mudar para outra escola estadual também devem solicitar a sua transferência pelo sistema. Já os estudantes que irão permanecer nas escolas estaduais em que estudam atualmente precisam solicitar a renovação de matrícula nas secretarias das unidades.

Testado na matrícula 2013 em Natal, o Sistema Integrado de Gestão da Educação – SIGEduc, está sendo utilizado pela primeira vez para as matrículas nas escolas do interior do Estado. Quando o ano letivo for iniciado, ele vai possibilitar aos alunos, professores, gestores e familiares o acesso aos recursos e informações relacionadas às rotinas escolares.

O aluno fará não apenas sua matrícula online, mas acompanhará suas notas e frequências, os conteúdos curriculares, poderá interagir com os professores e outros alunos da turma, receberá comunicados e terá acesso aos dados e mapas de localização da sua escola.

Entre os principais benefícios também estão o aplicativo Diário de Classe para tablets, transparência e acesso aos dados escolares, mapa georeferenciado, com localização das escolas da rede por mapas e rotas de transporte coletivo escolar, dados sobre a vida escolar do aluno e perfil dos professores, por escola, organização das turmas de alunos por série e modalidades de ensino, vagas disponíveis por escola, reordenamento e enturmação de alunos.

Mesmo quem não está inserido na comunidade escolar pode conferir algumas funcionalidades, como a consulta às escolas por bairro, distrito ou município, consulta de unidades escolares próximas a sua residência, com a possibilidade de indicação de rotas para se chegar ao local, e visualização do mapa de unidades por todo o Estado.
Fonte: Tribuna do Norte

terça-feira, 3 de dezembro de 2013



Avaliação internacional constata maior avanço do Brasil em matemática



Resultados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) de 2012 demonstram que o Brasil é o país que mais avançou no resultado de matemática entre todos os avaliados. O desempenho dos estudantes brasileiros na faixa etária de 15 anos passou de 356 para 391 pontos no período entre 2003 e 2012.

“Estamos comparando a evolução do Brasil neste período com países que investem muito mais por estudante e tivemos um avanço maior”, disse nesta terça-feira, 3, em Brasília, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante. “Ou seja, estamos fazendo muito com menos investimento em relação à média dos países da OCDE.”

No Pisa de 2012, que teve como foco a área de matemática, foram avaliados 18.589 estudantes brasileiros, de 767 escolas — uma das maiores amostras dessa edição.

De acordo com o relatório da OCDE, o Brasil teve destacado crescimento também em outras áreas avaliadas. Em leitura, por exemplo, o desempenho chegou a 410 pontos; na área de ciências, a 405. A OCDE destaca que o Brasil teve êxito em assegurar ambiente de ensino propício ao aprendizado dos estudantes. Além disso, a melhora no desempenho foi acompanhada da inclusão de mais de 420 mil estudantes na faixa dos 15 anos — a segunda maior taxa de inclusão, atrás apenas da Indonésia.

“Conseguimos aumentar a cobertura de matrículas, reduzir a repetência e avançar na aprendizagem, em especial na matemática”, ressalta Mercadante. Para o ministro, diversas iniciativas do governo federal ao longo da última década contribuíram para a evolução dos estudantes brasileiros na avaliação, como a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep); o aumento de repasses para as redes estaduais, com a criação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb); o apoio à formação e à valorização do professor e o lançamento do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio.

Qualidade — Aplicado pela primeira vez em 2000, o Pisa avalia estudantes de 15 anos — nessa faixa etária, pressupõe-se o encerramento da escolaridade básica obrigatória na maioria dos países. As provas são aplicadas a cada três anos e abrangem leitura, matemática e ciências.

O objetivo do programa é produzir indicadores que contribuam para a discussão da qualidade da educação nos países participantes para subsidiar políticas de melhoria da educação básica. A última edição do Pisa contou com 65 países. Além dos 34 integrantes da OCDE, realizam o exame estudantes de países como China e México. Na América do Sul, participaram Argentina, Chile, Colômbia, Peru e Uruguai, além do Brasil.

Assessoria de Comunicação Social do Inep

domingo, 1 de dezembro de 2013

SITUAÇÃO DAS NOSSAS ESCOLAS

Ano letivo em recuperação

Daísa Alves
repórter

Eram 14h, e pouco a pouco a sala de aula se esvaziava. Os poucos alunos da turma se dispersavam entre conversas nos espaçados corredores, entretenimento no celular, ou até completando uma atividade da aula passada. A turma do 1° ano de ensino médio da Escola Estadual Wilston Churchill assistiu a única aula do dia, de geografia, e os estudantes já se despediam da escola. Para as disciplinas seguintes, de filosofia e português, não há professor. Essa turma de estudantes, e  de outras escolas estaduais, corre o risco de terminar o ano sem ter tido nenhuma aula de várias disciplinas. Segundo  Betânia Ramalho, secretária do Estado de Educação (Seec), o conteúdo das aulas em falta serão repostos com o prolongamento Redo ano letivo em regime de ensino intensivo.

De acordo com a Seec, do total de 167 escolas estaduais de Natal, cerca de 22 estão em situação de emergência. A falta de professores já é um problema recorrente das escolas públicas, no entanto, a situação foi agravada após o reordenamento da carga horária dos professores da rede estadual, que acarretou o descobrimento de turmas em disciplinas pontuais.

 Jarbas Oliveira, 17, migrou do município de Pilões, para Natal, a fim de terminar seu ensino médio “na capital”. Com a falta de três disciplinas, ele acredita que estaria melhor na escola antiga. “Somente na quinta tenho o horário de aula completo”. Talvez, seu objetivo de estudar Farmácia, seja adiado por mais um ano.

Tainá França, 18, estudante do primeiro ano, fez a prova do Enem esse ano e sentiu a falta dos conteúdos, principalmente de História. “Não tive nem uma semana de aula. Se tivesse, poderia ter tirado nota melhor”, conta a estudante que mora em Bom Pastor e se desloca todos os dias a escola. “É complicado, vir, pagar passagem pra assistir só uma aula”.

Na E.E. Wilston Churchill, localizada em Cidade Alta, existem turmas com lacunas de aulas de matemática, história, filosofia, português, inglês e sociologia. De acordo com a diretora da escola, Maria Eliane de Carvalho Han, atualmente, para suprir a demanda em falta, seriam necessários mais 13 professores. No turno da manhã a situação foi amenizada pela junção de quatro turmas há dois meses. Mas ainda há outro problema. O lançamento das notas é de responsabilidade do professor específico da turma, nem a direção ou coordenação tem acesso ao sistema das notas. E quanto aos que estão com a falta de aulas, não existe previsão para reposição pela direção.

 As lacunas de aula contribuem também para o esvaziamento na sala de aula. Turmas de 30 alunos, com apenas 15 em sala. É desestimulante ir à escola e não ter aulas, concordam alunos e diretora. a diretora 15h45 da tarde, nenhuma turma mais em aula.

Na E.E. Edgar Barbosa, localizada em Lagoa Nova, a situação se repete, com soluções de amenização recentes. Cerca de cinco turmas  chegam ao final do ano prejudicadas com a falta de professores para Matemática, Inglês, Filosofia, Física e geografia.  Há dois meses, a escola recebeu suprimento de professores. Alguns substituíram durante a semana e outros estão ministrando aula aos sábados. “Para 2014 amenizamos os prejuízos no conteúdo, só torcemos para ter professor próximo ano”, declara Ilkécia da Silva, vice-diretora da escola.

“Teve dias que a gente veio só para gastar a passagem”, relata Felipe Gabriel Lima, 17, sobre o inicio do segundo semestre. Para acelerar o conteúdo de História, o professor está passando trabalhos para a turma e no sistema de reposição de filosofia, ele não pode vir aos sábados. “Mesmo com os novos professores, a gente tem prejuízo”, lamenta.

“Não fiz o Enem porque não estava preparada nos conteúdos”, relata Lidiane Honorato, 17. Ela chegou a pensar em mudar de escola, mas ficou com medo de encontrar a mesma situação. Na sua turma falta professor de sociologia, inglês e filosofia.

Na E.E. Anísio Teixeira, localizada em Petrópolis, três turmas tem falta de horários de aula nas disciplinas de biologia, geografia e sociologia – uma turma cada, todas do segundo ano. O problema se apresenta o ano inteiro. Francisco Neris Viana, diretor do Anísio Teixeira, acredita que vai resolver a situação com reposição de conteúdo no ano seguinte.

Fonte: TN

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Reportagem da Tribuna do Norte


Inscrições para vestibular da UERN começam hoje

As inscrições para o processo seletivo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) estão abertas. Os candidatos disputarão 2.180 vagas nos cursos de graduação. As inscrições, que começaram hoje (18), vão até o dia 6 de dezembro, enquanto as provas serão realizadas nos dias 2 e 3 de fevereiro de 2014, em  Mossoró, Assu, Pau dos Ferros, Patu, Natal e Caicó. 

Para este ano, uma das principais novidades é o aumento no número de vagas para o curso de Medicina, que passa de 26 para 60 vagas. Outra novidade é a reserva de vaga para pessoas com deficiência. A inscrição será  realizada exclusivamente via internet, através do portal da UERN ou da Comperve, com o valor da taxa de inscrição fixado em R$ 110,00. O candidato pagante, para confirmar sua inscrição, deverá realizar o pagamento da taxa exclusivamente por meio de boleto bancário, pagável nas agências bancárias e casas lotéricas. A UERN informa que o boleto gerado até o prazo final (23h59 do dia 06/12/2013) poderá ser pago até o dia 11 de dezembro de 2013.

A COMPERVE alerta que para ter acesso ao Formulário de Inscrição, o candidato deverá concordar com todas as informações constantes nas orientações e fornecer o número de seu CPF, condição exclusiva e obrigatória. É inaceitável o uso do número do CPF de terceiros.

O candidato identificado em sua ficha de inscrição como pertencente ao sistema de cota social e que declare ser pessoa com deficiência e/ou isento do pagamento da taxa de inscrição, integral ou parcial, ou ainda que solicitou atendimento especial, deverá obrigatoriamente entregar a documentação exigida no edital no período de 16 a 20 de dezembro de 2013, das 8h às 17h em um dos locais estipulados no Edital. A documentação exigida deverá ser entregue pessoalmente ou através de procuração.

O horário de realização das provas será das 13h30 às 17h30 (horário local oficial), acrescido de uma hora para o candidato com necessidade especial. O acesso ao local de realização das provas pelo candidato ocorrerá das 12h45 às 13h15.

UMA NOVA EXPERIÊNCIA

Na Escola Estadual Monsenhor Celso Cicco está aberta uma eleição democrática para gestor. Glicélia Oliveira e eu nos candidatamos. Eu gestor, ela vice. Estamos vivendo uma nova experiência. Muito bacana por sinal.
Vamos ver em que vai dar esta disputa. A nossa chapa é a 2. Dia 26 é o dia da eleição.

segunda-feira, 4 de novembro de 2013




Governo do RN divulga calendário de matrículas para escolas estaduais

Alunos com deficiência tem até o dia 15 de novembro para solicitar vaga.
De 18 de novembro e 22 de dezembro é a vez dos demais alunos.

Do G1 RN

Os estudantes com deficiência têm até o dia 15 de novembro para solicitar a matrícula na rede estadual para o ano letivo 2014. Entre os dias 18 de novembro e 22 de dezembro estará aberto o período de solicitação de matrículas para os demais interessados em ingressar nas escolas estaduais. Os alunos que pretendem permanecer nas unidades em que estudam também devem solicitar a renovação automática nesse período. Esse ano, na capital e no interior, todas as matrículas da rede estadual serão realizadas exclusivamente pela
“A partir de agora, os pais e alunos do interior vão viver uma experiência que o público de Natal já conhece. Costumo dizer que o Sigeduc chegou para causar um grande impacto na cultura de gestão da secretaria e, principalmente, das escolas. Estamos saindo da era do papel e da caneta, para a era digital. Somos pioneiros na área da Educação Básica, tanto que o Ministério da Educação está apostando nessa ideia para levar o sistema que implantamos aqui aos outros estados do país”, ressaltou a secretária de Estado da Educação, professora Betania Ramalho.
No dia 30 de dezembro, o Governo do Estado divulgará o resultado da matrícula, com o nome dos alunos e das escolas para as quais eles foram matriculados. A partir daí, entre os dias 2 e 17 de janeiro de 2014, os interessados devem procurar as escolas para efetivarem a matrícula munidos de Cadastro de Pessoa Física (CPF), comprovante de residência, histórico escolar, documento de identificação do responsável, foto 3 x 4 e comprovante de solicitação de matrícula emitido pelo SIGEduc. As aulas estão previstas para iniciar no dia 22 de janeiro.
Cadastramento de CPF

Outra novidade para esse ano é a obrigatoriedade do CPF na hora da solicitação. Com o objetivo de facilitar o acesso do estudante ao documento, a Secretaria de Estado da Educação montou uma força tarefa com a Secretaria de Justiça e Cidadania, para oferecer aos interessados pontos de cadastramento em todo o Estado, além das Centrais do Cidadão. “No interior, técnicos do Governo estão percorrendo as escolas cadastrando os estudantes que ainda não possuem CPF. Em Natal, esse trabalho foi iniciado na última sexta-feira, 1º”, informou a coordenadora do Sigeduc, Jaqueline Cordeiro.

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Começa a contagem regressiva para o Enem

Até a última segunda-feira,  cerca de 2 milhões de candidatos consultaram, pela internet, o cartão de confirmação de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2013. A consulta online está disponível desde a semana passada. Além disso, aproximadamente 3,5 milhões de candidatos receberam o documento pelo correio. No cartão de confirmação estão registrados o local da prova e informações como a data e o horário do exame, a língua estrangeira escolhida e a opção por atendimento diferenciado. Os candidatos devem receber o cartão em casa, pelo correio, até o dia 18 de outubro.
Adriano AbreuRedação deve ter frases leves e curtas e linguagem simplesRedação deve ter frases leves e curtas e linguagem simples

Para acessar o cartão de confirmação na internet, o estudante precisa ter o número da senha de inscrição no Enem. O candidato deve conferir se os dados registrados estão corretos e, em caso de erro, é preciso entrar em contato com a central de atendimento pelo telefone de número 0800-61-6161.

Não é obrigatório levar o cartão no dia da prova. No entanto, é indispensável apresentar documento de identificação com foto, como carteira de identidade ou de motorista. O Ministério da Educação recomenda que os estudantes percorram o trajeto de casa ao local da prova antes do dia do exame para conhecer o caminho a fim de facilitar a localização. Além disso, é preciso estar atento ao horário. Os portões serão fechados às 13h, horário de Brasília. As provas serão aplicadas nos dias 26 e 27 de outubro. Neste ano, o Enem recebeu 7.173.574 inscrições.

Nesta reta final, os especialistas dão dicas de como enfrentar as prova de Redação do Enem. Em primeiro lugar, organize as ideias antes de começar a escrever. Faça um plano, um roteiro de seu texto e siga o planejado. "Partindo da situação-problema oferecida na prova, redija um material dissertativo-argumentativo, com fatos e argumentos para defender a sua opinião sobre o tema e possíveis soluções para o problema proposto", diz a doutora em Linguística e em Língua Portuguesa Vera Lúcia Pereira dos Santos, do Ético Sistema de Ensino, da Saraiva.

Tenha cuidado com a gramática. Além de escrever de modo lógico e objetivo, é preciso saber acentuar, ficar atento à concordância verbal e nominal, conhecer os preceitos de ortografia e ter habilidade com conectivos, pronomes e verbos. É importante ainda o conhecimento da regência verbal e nominal.

Outras dicas de Vera Lúcia Santos. Evite períodos longos e usar expressões como “eu acho” e “eu penso”. Torne as frases leves e curtas, sem inversão da sequência de dados e opiniões usando linguagem simples. Desde que usados adequadamente, para encerrar frases que expressam ideias diferentes, não faça economia de pontos finais, diz Vera, que acrescenta:

“Saiba cercar-se de fontes. O estudante pode manejar uma coletânea de textos, que deve ser usada somente como referência para encaminhar seu próprio texto, sem transcrever frases alheias. A redação precisa ter autonomia em relação à proposta, ou seja, deve ser compreendida até por um leitor que desconhece o tema do exame. Concilie tema e proposta. Seja qual for a sua opinião, defenda-a com sensatez. Leia atentamente o que é proposto, avalie os conceitos e os argumentos em contrário. Mostre que compreendeu o tema e que sabe contextualizá-lo, de forma crítica e reflexiva, em um texto em prosa que seja claro e coerente.”

TN Natal

terça-feira, 1 de outubro de 2013

Melhorias na Educação

Dilma vai a Ceará-Mirim inaugurar três IFRNs

A presidenta Dilma Rousseff (PT) visitará o Rio Grande do Norte pela segunda vez em 2013. Ela chegará amanhã para a inauguração de três campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN), localizados nos municípios de Ceará-Mirim, São Paulo do Potengi e Canguaretama. Dilma Rousseff também entregará os certificados de conclusão de cursos profissionalizantes aos alunos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Ontem, alguns dos prováveis adversários da presidenta nas eleições do próximo ano — o governador de Pernambuco Eduardo Campos (PSB), o senador Aécio Neves (PSDB) e a ex-senadora Marina Silva (sem partido) — aproveitaram a participação em um fórum promovido pela revista Exame para criticar o governo Dilma. A presidenta reage às críticas da oposição com “agenda positiva”, como a que vai cumprir no Rio Grande do Norte.
Antônio Cruz/ABrDilma Rousseff, presidentaDilma Rousseff, presidenta

A solenidade está prevista para às 11h da manhã, no Campus Ceará-Mirim do IFRN. As novas estruturas  fazem parte da terceira fase de expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e terão capacidade para atender 1.200 estudantes cada. Em junho, a presidenta visitou o RN e anunciou na ocasião investimentos do Governo Federal para o Estado de mais de R$ 1,7 bilhão. Os valores, segundo ela, seriam destinados a um conjunto de ações para combater os efeitos da seca, fomentar o turismo e melhorar a infraestrutura no Estado. Apesar de não apresentar um detalhamento sobre o investimento em cada projeto, a presidenta garantiu, durante cerimônia na Escola de Governo Cardeal Dom Eugenio de Araújo Sales, que a União tem total disponibilidade para repassar os recursos.

Na visita de junho, Dilma Rousseff entregou pessoalmente, aos prefeitos potiguares, as chaves das 101 retroescavadeiras e 149 motoniveladoras doadas a municípios potiguares com a finalidade de reforçar as condições para produção dos agricultores do semiárido.  Naquela ocasião, ela  assinou ainda a ordem de serviço para construção da barragem de Oiticica, em Jucurutu. A obra foi contemplada com recursos no Orçamento Geral da União (OGU) projetado para 2014.

Dilma Rousseff aproveitou o momento para externar aos norte-riograndenses os recursos os quais, afirmou, chegariam ao estado em breve. Ela prometeu para não muito longe a retomada da duplicação da pista de acesso à praia de Pipa; a construção de todas as obras complementares da BR-101; a duplicação de um trecho da BR-226, que inclui a reta Tabajara, cujo edital foi lançado em 20 de junho; a duplicação da BR-304 que liga Natal ao Ceará; e a construção do chamado ‘Gancho de Igapó, que é um sistema de viadutos e túnel que ligará o Aeroporto de São Gonçalo do Amarante à BR-101. No OGU esses recursos estão todos previstos, conforme noticiou a TRIBUNA DO NORTE na edição de domingo (22 de setembro).

A equipe precursora da presidenta petista encontra-se no Rio Grande do Norte desde a última quinta-feira (26). Os detalhes sobre local do evento, convidados, imprensa são todos milimetricamente organizados. O local não deverá ser aberto ao público. Dilma Rousseff deverá desembarcar acompanhada dos ministros da Educação, Aloízio Mercadante, da Previdência Social, Garibaldi Filho, e de políticos aliados.

domingo, 22 de setembro de 2013

HORA DO DESAFIO


DESAFIO 10


Se eu leio 5 páginas por dia de um livro, eu termino de ler 16 dias antes do que se eu estivesse lendo 3 páginas por dia. Quantas páginas tem o livro?

sábado, 21 de setembro de 2013

ACONTECEU!



AULA INAUGURAL

Ontem, 20/09, na Estação Cultural Prefeito Roberto Varela, participei da Aula Inaugural dos Cursos de Capacitação Profissional, oferecidos pela Prefeitura Municipal de Ceará Mirim em parceria com Governo Federal e com o SENAC. 
Os cursos fazem parte do Pronatec - Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego. O evento foi uma realização da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social e foi coordenado por Emerson Costa, Coordenador do Pronatec de Ceará Mirim. 
Estiveram presentes o Prefeito Municipal Dr. Antonio Marcos de Abreu Peixoto, o Vereador Clécio Júnior, o Coordenador do Pronatec Emerson Costa, além das Supervisoras Pedagógicas do SENAC Vânia Maria e Lucélia Freitas. 
Na ocasião os participantes ficaram sabendo de toda estrutura dos cursos e da sua importância para a sociedade cearamirinense.
A EJA (Educacação de Jovens e Adultos) de Ceará Mirim está participando deste projeto por meio  de parceria com a Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social através da disponibilidade de vagas para os alunos deste segmento de ensino.

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Tirando dúvidas



Dúvidas diárias
Como calcular o resto de uma divisão na calculadora?
 Como faço para calcular o resto da divisão de dois números na calculadora? Por exemplo, 216 divido por 11 na calculadora é igual a 19,63636364. Eu sei que o resto é 7, mas como faço para achar na calculadora?

RESPOSTA
Simples, isso serve para qualquer divisão, mas vamos usar seu exemplo:

216 / 11 = 19 r: 7

Mas você vai ver na calculadora

216/11 = 19,63636364

Então você sabe que 19 é o resultado da divisão se você não quiser achar nenhuma casa decimal, e sim um resto.

Pega 19 e multiplica por 11.

19 * 11 = 209

Ai depois é só subtrair de 216.

216 - 209 = 7

domingo, 15 de setembro de 2013

Tirando dúvidas

Classe e Ordem dos Números:
.
Muitas vezes é dificil entender como é possivel escrever um número como por exemplo 210.000.000 (duzentos e dez milhões) com apenas dez algarismos.
.
Dez algarismos?  Sim é isto mesmo. Observe que no nosso sistema numérico só existem dez algarismos (0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9) e são estes dez algarismos os responsáveis pela representação de todos os números.
.
Como isto é possivel? Na verdade é bem simples, tudo depende da ordem de cada um, ou seja suas posições em relação aos outros.
.
Os números são organizados em Classes e Ordens de Números, veja a tabela abaixo representando o número 210.000.000:
.
3a Classe 2a Classe 1a Classe
MILHÃO MILHAR
9a Ordem 8a Ordem 7a Ordem 6a Ordem 5a Ordem 4a Ordem 3a Ordem 2a Ordem 1a Ordem
C D U C D U C D U
2 1 0 0 0 0 0 0 0
.
C = Centena  |   D = Dezena  |  U = Unidade  |
..

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Escolas da Rede Estadual

Professores da rede estadual de ensino suspendem greve no RN

Governo apresentou documento que cumpre parte das reivindicações.
Professores parados desde o dia 12 de agosto voltam ao trabalho segunda.

Do G1 RN
Sala de aula vazia (Foto: Reprodução/TVCA)
Os professores da rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte suspenderam a greve nesta quinta-feira (29). A informação foi confirmada pela presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinte/RN), Fátima Cardoso. A categoria estava em greve desde o dia 12 de agosto. Apesar do anúncio do retorno dos professores grevistas, as aulas que ficaram suspensas só serão retomadas na segunda-feira (2).

A presidente do Sinte/RN informou que recebeu um documento no qual o governo se compromete a cumprir parte das reivindicações da categoria. A volta ao trabalho foi aprovada em assembleia com a apresentação das propostas do Executivo Estadual. A Secretaria Estadual de Educação explica que vai continuar a adaptação da jornada de trabalho dos professores à Lei Federal Nº 11.738, mais conhecida como Lei do Piso.
A lei federal determina que um terço da jornada semanal dos professores deve ser dedicada ao planejamento de atividades. Das 30 horas semanais, 10 serão para planejamento e 20 cumpridas em sala de aula.

Para os professores que cumprem 24 horas em sala de aula e seis em atividades de planejamento, como rege uma lei estadual, o complemento deve vir em horas extras. O governo se prontificou ainda a pagar as horas extras referentes às atividades de planejamento desde abril. O Executivo afirma no documento que vai pagar as horas extras em seis parcelas.

De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação, outras reivindicações atendidas foram alterações no Plano de Cargos, Carreiras e Salários.