quinta-feira, 30 de maio de 2013

Recordando procedimentos

(Dê um click na imagem)

Uma ótima atividade sobre frações

Desenhe na lousa 4 pacotes de farinha de diferentes pesos:
 
Proponha os seguintes problemas:

1. A mãe de Marina pediu que ela fosse ao mercado comprar 1 Kg de farinha. Chegando lá, a garota encontrou diferentes pacotes. Quantos e quais pacotes Marina comprou?

2. Se a mãe dela quisesse 2 ½ Kg (dois quilos e meio), quantos pacotes Marina levaria?

3. Quantos pacotes de ½ quilo são necessários para obter 1 quilo de farinha?

4. Proponham duas maneiras diferentes de comprar 2 quilos e meio de farinha?

domingo, 26 de maio de 2013


Ensino Médio: Desinteresse e Indisciplina
(Roseli Brito)

O mundo corre célere, até outro dia abordávamos a questão da Geração Y, agora é a Geração Z, ou seja os jovens nascidos a partir de 1980. Estes por sua vez já nasceram inseridos no mundo tecnológico e acostumados a comunicarem-se na velocidade da internet. Tantos jovens, em tese, melhor informados, porque então o abandono e o desinteresse no Ensino Médio é tão alto ? 
 adolescentelendo
Infelizmente no Brasil o ensino médio é considerado a pior etapa da educação. Quando chegam ao 1º ano do desta fase geralmente aos 15 anos de idade o adolescente perde o interesse e não vê naquelas aulas algo de útil para a vida dele. Este é um dos motivos que faz com que o número de abandono das aulas seja grande. O abandono é ainda maior por aqueles que acreditam que não irão para a faculdade e não tem expectativa de futuro. 

Causa da falta de interesse dos alunos

Muitos pesquisadores afirmam que o maior motivo para os alunos repelirem a escola durante o ensino médio é os conteúdos ensinados, que na cabeça dos jovens não tem influência em sua vida e não atende as suas necessidades de interesse. Para estes jovens que são da faixa etária de 15 a 17 anos as matérias são muitos genéricas e não apresentam nenhum impacto na prática daquilo que eles vivem. Outro grande motivo para o desinteresse é que eles chegam ao ensino médio sem saber o básico, alguns não sabem ao menos ler e escrever e são tidos como analfabetos funcionais.
  
Desinteresse e a Disciplina:

Assim, muitos interrompem os estudos e passam a trabalhar, e outros quando frequentam a Escola comparecem apenas para fazer o que eles chamam de “social”, que é interagir com os colegas e com este comportamento ocasionam tumulto nas salas de aula com conversas, gracejos, atitudes de desrespeito para com os Professores, envolvendo desde agressão verbal até agressão física.
Quem leciona no Ensino Médio Público ou Privado, infelizmente, está habituado a ter de lidar com jovens e com  situações difíceis, o que frequentemente acaba demandando em conflitos, sempre comprometendo a disciplina, afinal é preciso que haja, um mínimo de ordem para que um trabalho seja realizado. O desgaste é muito grande por parte do Professor e o descaso maior ainda por parte dos alunos. 

Qual será a  saída ? 
Para uma dada questão há várias alternativas, dependendo do caminho escolhido.
Você pode optar por uma solução sob o enfoque Filosófico, Social, Econômico, Políticas Públicas, Familiar etc, porém o que é viável e  exequível  para o Professor e para a Escola é adotar soluções que sejam possíveis de implementar,  e que não dependam de terceiros, que estão fora da escola.

MEC autoriza 60 vagas para curso de Medicina da Ufersa, no RN

Primeira turma deverá ingressar na universidade do Semi-Árido em 2016.
Obras serão iniciadas no ano que vem com recursos do Governo Federal.

Do G1 RN

Obras da Ufersa para o curso de Medicina começam em 2014 (Foto: Eduardo Mendonça)Obras da Ufersa para o curso de Medicina começam em 2014 (Foto: Eduardo Mendonça)
O Ministério da Educação liberou 60 vagas para o curso de Medicina da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa). De acordo com a assessoria de comunicação da instituição a notícia chegou ao conhecimento do reitor Jose de Arimatea de Matos nesta sexta-feira (24) por meio de um ofício do Governo Federal. A primeira turma deverá ingressar em 2016 com 30 alunos e no ano seguinte mais 30 vagas serão ofertadas.
“O MEC faz questão que o curso já comece em pleno funcionamento. Por isso a primeira turma já irá iniciar depois que toda a estrutura estiver pronta”, afirma o reitor, informando que as obras começarão em 2014, quando está previsto o repasse financeiro do Governo Federal.
O próximo passo da Universidade será a elaboração do orçamento necessário para implantação do curso pela Pró-reitoria de Planejamento. A planilha de investimentos será incorporada ao Orçamento do Ministério da Educação para 2014, que deve ser fechado já no mês de junho, segundo a assessoria de comunicação.

“Todos os esforços serão feitos pela Universidade para acelerarmos as solicitações”, garantiu o reitor. A Ufersa acresceta que a expectativa é que a estrutura já esteja pronta em 2015. Se o prazo for cumprido, as primeiras 30 vagas serão ofertadas no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) para ingresso em 2016.

O comunicado da instituição também informa que o Centro de Saúde da Ufersa será composto por 60 docentes, além de uma estrutura dotada de biotérios, sala de aula, sala para professores, laboratórios, auditórios e acervo bibliotecário.
No último dia 10 de maio, o reitor José de Arimatea de Matos se reuniu no Ministério da Educação com o secretário Executivo da pasta, Henrique Paim, e Paulo Speller, de Educação Superior. A reunião discutiu a criação das vagas de Medicina para a Ufersa.
“O município de Mossoró e a Ufersa cumprem todas as exigências, como, por exemplo, 661 leitos disponíveis pelo Sistema Único de Saúde (SUS), suficientes para atender 133 vagas. Hoje, por meio da Universidade Estadual do RN (Uern), são apenas 26 vagas para Medicina”, justificou Arimatea.

Além dos leitos, a cidade dispõe de cinco Centros de Atenção Psicossocial – Caps e certificação do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica. Outra exigência é a residência médica em medicina comunitária.

Ufersa tem 32 cursos
De acordo com a assessoria de comunicação, Medicina será o 32º curso presencial da Ufersa, que já conta hoje com 20 graduações no Campus Central, cinco em Angicos, na região Central potiguar, além de quatro em Caraúbas e duas em Pau dos Ferros, ambas na região Oeste do RN.

A Ufersa também já recebeu a autorização do MEC para a implantação do curso de Educação do Campo, que deverá ser implantado em Mossoró.

sábado, 25 de maio de 2013



Telecurso comemora 35 anos de sua primeira exibição

Há 35 anos, um programa de TV que surgiu para levar escolaridade básica a quem precisava concluir os estudos ia ao ar na televisão brasileira pela primeira vez. Era o Telecurso, que há 20 anos chegou às salas de aula e se tornou metodologia reconhecida pelo Ministério da Educação e adotada por governos, empresas e instituições do Terceiro Setor.
DivulgaçãoEm cada sala de aula os alunos recebem livros e dicionáriosEm cada sala de aula os alunos recebem livros e dicionários

 Para celebrar essas datas, estudantes, professores, autores, consultores, parceiros, artistas, autoridades e educadores de todo o país vão se reunir no Espaço Tom Jobim, no Jardim Botânico do Rio de Janeiro, nesta segunda-feira, 27 de maio, a partir das 18h.

Estarão presentes o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, o presidente da Fundação Roberto Marinho, José Roberto Marinho, e governadores e ex-governadores de estados que adotam ou já adotaram o Telecurso. O Rio Grande do Norte estará representado pela governadora Rosalba Ciarlini, e pela secretária estadual de Educação, professora Betania Ramalho.

Neste dia, será lançado o livro “Incluir para transformar - Metodologia Telessala em cinco movimentos”. A obra apresenta a metodologia, os pensadores que a inspiraram e a sua prática em sala de aula, levando os leitores a refletirem sobre os desafios da educação no país.

A cerimônia, que será transmitida via internet, mostrará a história do Telecurso por meio de vídeos, depoimentos e apresentações artísticas. Na entrada do teatro, haverá também uma feira/exposição na qual os estudantes e professores vão apresentar os cinco grandes temas que resumem a história do Telecurso: tempo/história, TV e tecnologias, currículo, metodologia e qualidade/resultados.

Na tarde do dia 27, ainda dentro das comemorações, será realizado o seminário “O prazer de aprender”, com os painéis “50 anos de Angicos”, sobre a experiência de alfabetização feita por Paulo Freire aqui no Rio Grande do Norte em 1963; e “O prazer de aprender”, que terá a presença de um dos pensadores que inspiraram a metodologia do Telecurso, o professor Moacir Gadotti, além do potiguar Marcos Guerra.

Histórico

O Telecurso nasceu nos anos 1970, com o objetivo de oferecer aulas pela televisão a milhares de brasileiros que precisavam concluir a escolaridade básica. A partir de 1993, o programa ganhou as salas de aula do país, com a Metodologia Telessala. Em 1995, foram lançados os livros do Telecurso, feitos por autores de referência nas principais universidades brasileiras, com consultoria de especialistas em educação e aspectos cognitivos da aprendizagem. Em 2008, o tradicional programa passou a ser chamado de Novo Telecurso. Naquele momento, ele passou a contar com as disciplinas que foram recentemente incluídas no currículo do ensino médio, como filosofia, artes plásticas, música, teatro e sociologia; com as atualizações das disciplinas já existentes, incluindo mudanças históricas, geográficas, científicas, tecnológicas; com as atualizações também das questões éticas, sociais e ambientais relevantes para o terceiro milênio; além de novos cursos profissionalizantes. Foram produzidas 72 novas aulas, modificações e atualização em mais de mil aulas, além de reformulação do material didático. Hoje, a denominação Novo Telecurso não é mais empregada. O programa de TV e a política pública são chamados de Telecurso.

O Telecurso tem sido utilizado para enfrentar os problemas mais frequentes no sistema educacional brasileiro, tais como defasagem idade-ano, formação de professores, educação de jovens e adultos, alternativa de oferta de ensino regular para alunos de comunidades dispersas no campo e na floresta e complementação curricular.

Aprovação

O índice de aprovação do Telecurso, que chega a mais de 90%, é um dos principais motivos que levam governos estaduais e municipais a adotar o programa como política pública de educação básica. Como indicador de sua importância para a educação no país, o Telecurso foi escolhido, em 2001, como currículo de referência nacional para a avaliação de jovens e adultos por meio do Exame Nacional para Certificação de competências de Jovens e Adultos (Encceja).  No Telecurso, o papel do professor é fundamental. É dele a função de criar as condições favoráveis à construção de uma aprendizagem com sentido, que faça do ato de aprender um ato de prazer. Para isso, ele também recebe uma formação continuada na metodologia com o apoio de materiais pedagógicos concebidos, especialmente para esse processo, pelos melhores núcleos de excelência da academia brasileira. O professor, nesse sentido, também é um aprendiz, na medida em que passa a mediar o conhecimento, valorizando os saberes dos estudantes e colocando-os como protagonistas de sua aprendizagem. Em cada sala de aula, além da teleaula, os alunos recebem os livros do Telecurso e materiais como dicionários e livros de literatura, entre outros.

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Matemática explica como boato do Bolsa Família se espalhou tão rápido

Boatos se espalham de forma exponencial, segundo Nicolau Saldanha, professor do Departamento de Matemática do Centro Técnico Científico da PUC-Rio. Se uma pessoa conta um boato para outras duas, e cada uma delas para mais duas – e assim sucessivamente –, em dez “rodadas” o boato terá se espalhado para 1.024 pessoas.

Após vinte voltas, o rumor terá circulado por mais de um milhão de pessoas. Esta é uma explicação simples para mostrar como os falsos rumores sobre o fim do Bolsa Família rapidamente circularam no último fim de semana.

Blog de Robson Pires

domingo, 12 de maio de 2013


Mec abre inscrições para Enem 2013

As inscrições para o Enem começam nesta segunda-feira (13) e seguem até dia 27 de maio. As provas serão aplicadas nos dias 26 e 27 de outubro em todo o país. As regras do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2013 foram publicadas pelo Ministério da Educação (MEC) no Diário Oficial da União (DOU) do último dia 9. O exame é a única forma de ingresso para a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Para o ano de 2014, serão disponibilizadas cerca de 6.800 vagas, em 117 opções de  cursos de graduação da universidade, nos campi de Natal, Caicó, Currais Novos e Santa Cruz.
Rodrigo SenaQuem fez o ENEM em 2012 pode ingressar na UFRN ainda este ano, pelo SiSU. Inscrições para o Enem 2013 começam amanhã (13)Quem fez o ENEM em 2012 pode ingressar na UFRN ainda este ano, pelo SiSU. Inscrições para o Enem 2013 começam amanhã (13)

A partir das 10h de amanhã, os   estudantes poderão realizar suas inscrições através do site do Enem. No Rio Grande do Norte, a novidade para o próximo ano, é um novo curso de Medicina, com modelo multicampi, que funcionará nas cidades de Caicó, Currais Novos  e Santa Cruz. O pró-reitor adjunto da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), Adelardo Dantas de Medeiros, explicou que na nova forma de ingresso na instituição,  “os interessados deverão fazer a prova do ENEM e com a nota obtida, participarão do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), onde os candidatos irão escolher quais os cursos que desejam concorrer às vagas.

O MEC irá divulgar os alunos selecionados que poderão ingressar na UFRN pelo site http://www.enem.inep.gov.br/. O valor da taxa de inscrição será de R$ 35, mas os alunos das escolas públicas concluintes no ano de 2013 e os estudantes que se declaram membros de família com renda per capita de um salário-mínimo e meio, estão isentos dessa taxa.

Pesos e notas

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terão pesos e notas diferenciadas para cada área pretendida pelo aluno na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. As novas regras para a correção das provas foram aprovadas na semana passada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) e já começam a vigorar na seleção para as vagas preenchidas no segundo semestre de 2013, quando 100% das vagas da universidade serão preenchidas através de SiSU.

Com as mudanças nos pesos e notas mínimas das provas, a universidade pretende garantir que os candidatos tenham aptidão para a área que deseja cursar. Por exemplo, para o estudante que almeja uma caga em um curso na área Biomédica, a prova com maior peso e maior nota mínima é a de Ciências da Natureza, enquanto que, para Humanística, as provas de Linguagem e Ciências Humanas terão pesos e notas maiores. Já a redação terá peso igual para todas as áreas.

Além das novas regras aprovadas pelo Consepe, o Ministro da Educação, Aloizio Mercadante, também anunciou mudanças no edital do Enem. Uma das medidas é que redações com inserções indevidas serão zeradas e que apenas desvios gramaticais excepcionais e que não caracterizem reincidência serão aceitos. A expectativa do MEC é que a correção fique mais rígida. Mercadante explicou que, tanto para a nota máxima na redação, que é mil, quanto para erros gramaticais considerados exceção será preciso uma justificativa.

Os estudantes que realizaram o ENEM em 2012 podem ingressar na UFRN ainda este ano, através da Seleção Unificada. O período das inscrições ainda não foi divulgado pelo MEC. Neste segundo semestre, a UFRN disponibilizará 2.454 vagas para diversos cursos de graduação. Os candidatos selecionados começarão suas atividades acadêmicas no próximo mês de julho.

sexta-feira, 10 de maio de 2013

 
 
Provinha Brasil

MEC distribui este mês testes de português e matemática


Escolas públicas do ensino fundamental com matrículas de estudantes no segundo ano recebem, até o final deste mês, testes de língua portuguesa e de matemática que fazem parte da Provinha Brasil, e orientações de aplicação e correção. O Ministério da Educação postou nos correios mais de 5 milhões de provas divididas entre as duas disciplinas.

A Provinha Brasil tem o objetivo de fazer um diagnóstico do aprendizado das crianças, por isso é importante que a aplicação ocorra no início de ano letivo, defende Viviane Fernandes Faria Pinto, da diretoria de Educação Básica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). No material que acompanha a Provinha Brasil, o Inep também orienta os educadores sobre atividades que podem desenvolver após a correção para melhorar os índices de aprendizagem.

As provas de língua portuguesa e de matemática são compostas de 20 testes cada e devem ser aplicadas em dias letivos diferentes, segundo orientação do Inep. Dados do Censo Escolar de 2012 registram 3,1 milhões de estudantes matriculados no segundo ano do ensino fundamental, incluindo as redes públicas e privadas. As provas enviadas às escolas são para estudantes das redes públicas.

domingo, 5 de maio de 2013








RECEBI ESTE E-MAIL


Prezado(a) Diretor(a) e Professor(a),
 
Com bastante satisfação informamos os números de inscrições da OBMEP 2013:
 
Escolas Inscritas - 47.144
Alunos Inscritos - 18.762.464
Municípios com escolas participantes – 5.529
 
Lembramos que as provas da 1ª Fase serão realizadas no dia 4 de junho
(terça-feira) em todas as escolas inscritas. Enviaremos todo o material
de provas por correios para o endereço informado na inscrição. Fique
atento(a) às informações que daremos em breve!