Ensino Médio: Desinteresse e Indisciplina
(Roseli Brito)
O
mundo corre célere, até outro dia abordávamos a questão da Geração Y,
agora é a Geração Z, ou seja os jovens nascidos a partir de 1980. Estes
por sua vez já nasceram inseridos no mundo tecnológico e acostumados a
comunicarem-se na velocidade da internet. Tantos jovens, em tese, melhor
informados, porque então o abandono e o desinteresse no Ensino Médio é
tão alto ?
Infelizmente
no Brasil o ensino médio é considerado a pior etapa da educação. Quando
chegam ao 1º ano do desta fase geralmente aos 15 anos de idade o
adolescente perde o interesse e não vê naquelas aulas algo de útil para a
vida dele. Este é um dos motivos que faz com que o número de abandono
das aulas seja grande. O abandono é ainda maior por aqueles que
acreditam que não irão para a faculdade e não tem expectativa de futuro.
Causa da falta de interesse dos alunos
Muitos
pesquisadores afirmam que o maior motivo para os alunos repelirem a
escola durante o ensino médio é os conteúdos ensinados, que na cabeça
dos jovens não tem influência em sua vida e não atende as suas
necessidades de interesse. Para estes jovens que são da faixa etária de
15 a 17 anos as matérias são muitos genéricas e não apresentam nenhum
impacto na prática daquilo que eles vivem. Outro grande motivo para o
desinteresse é que eles chegam ao ensino médio sem saber o básico,
alguns não sabem ao menos ler e escrever e são tidos como analfabetos
funcionais.
Desinteresse e a Disciplina:
Assim,
muitos interrompem os estudos e passam a trabalhar, e outros quando
frequentam a Escola comparecem apenas para fazer o que eles chamam de
“social”, que é interagir com os colegas e com este comportamento
ocasionam tumulto nas salas de aula com conversas, gracejos, atitudes de
desrespeito para com os Professores, envolvendo desde agressão verbal
até agressão física.
Quem
leciona no Ensino Médio Público ou Privado, infelizmente, está habituado
a ter de lidar com jovens e com situações difíceis, o que
frequentemente acaba demandando em conflitos, sempre comprometendo a
disciplina, afinal é preciso que haja, um mínimo de ordem para que um
trabalho seja realizado. O desgaste é muito grande por parte do
Professor e o descaso maior ainda por parte dos alunos.
Qual será a saída ?
Para uma dada questão há várias alternativas, dependendo do caminho escolhido.
Você
pode optar por uma solução sob o enfoque Filosófico, Social, Econômico,
Políticas Públicas, Familiar etc, porém o que é viável e exequível
para o Professor e para a Escola é adotar soluções que sejam possíveis
de implementar, e que não dependam de terceiros, que estão fora da
escola.
Nenhum comentário:
Postar um comentário