quinta-feira, 13 de outubro de 2011

APOIE O OUTUBRO ROSA VOCÊ TAMBÉM!





SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE CEARÁ MIRIM (RN) ADERE AO OUTUBRO ROSA 2011

A Secretaria Municipal de Educação de Ceará Mirim (SEME) adere à Campanha Mundial do Outubro Rosa. Criado nos Estados Unidos em 1997, o nome do movimento remete à cor do laço rosa que simboliza mundialmente a luta contra o câncer de mama. No Brasil, o movimento chegou em 2002.

Na SEME Ceará Mirim (RN), os funcionários aderiram à Campanha este ano, com o objetivo de sensibilizar a todos da instituição, bem como a todos os visitantes. Para divulgar esta causa tão importante à saúde pública, foi montado um painel ilustrando o slogan da campanha (ver foto). A todos foi distribuído um laço cor de rosa e um cartão com a frase “Outubro Rosa: mulher consciente na luta contra o câncer de mama”.

Durante todo o mês de outubro, os funcionários estarão usando a cor rosa e alertando a sociedade, especialmente as mulheres para o diagnóstico precoce do câncer de mama.

De acordo com Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o segundo tipo mais freqüente no mundo e o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. Se diagnosticado e tratado oportunamente, o prognóstico é relativamente bom.

No Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estágios avançados. Na população mundial, a sobrevida média, após 5 anos, é de 61%. A incidência é maior em mulheres a cima de 35 anos e as estatísticas apontam aumento de sua incidência tanto nos países desenvolvido quanto nos em desenvolvimentos.

Se diagnosticado e tratado oportunamente, as perspectivas de cura são maiores. Mulheres! É preciso cuidar da sua saúde, prestar atenção ao seu corpo e, principalmente, ter acompanhamento médico.

“A grande verdade é que nunca dá tempo de fazer o que a gente não quer fazer. Para a mamografia entra de vez na rotina preventiva das mulheres, tem que virar prioridade. Não dá para disputar com o projeto que precisa ser entregue o mais rápido possível no trabalho, muito menos com o tempo junto ao marido ou ao filho. Se ela não tiver espaço na agenda, o diagnóstico do câncer de mama continuará sendo tardio. Se existe i dia de ir ao salão de beleza e o dia de sair com as amigas, tem que existir o dia de colocar a prevenção em primeiro plano!”

MANIFESTO AO DIA ROSA.

O MOVIMENTO MUNDIAL CONTRA O CÂNCER DE MAMA COMEÇOU, APOIE O OUTUBRO ROSA VOCÊ TAMBÉM!

Equipe da SEME (Ceará Mirim/RN)

Um comentário:

  1. Luciano Morais bombando na enquete pra vereador do Blog do Xereta.

    Acesse! Confira e participe

    WWW.XERETA2.BLOGSPOT.COM

    ResponderExcluir