Participe das festividades!
quarta-feira, 30 de novembro de 2011
...eis o gabarito:
1 - E
2 - C
3 - B
4 - A
5 - D
6 - D
7 - B
8 - A
9 - B
10 - C
11 - E
12 - E
13 - C
14 - C
15 - C
16 - D
17 - D
18 - C
19 - E
20 - D
21 - E
22 - C
23 - A
24 - B
25 - D
26 - A
27 - C
28 - B
29 - B
30 - C
31 - E
32 - D
33 - C
34 - A
35 - A
segunda-feira, 28 de novembro de 2011
Começa o vestibular da UFRN para mais de 30 mil candidatos
Desde as primeiras horas da manhã deste domingo, milhares de estudantes se aglomeravam para entrar nos prédios onde começaram a ser aplicadas as provas para o Vestibular 2012 da UFRN.
No campus central do IFRN desde às 7h uma longa fila se formou para a abertura dos portões que aconteceu às 7h20. A estudante Juliana de Souza, que vai prestar vestibular para Ciências Biológicas, chegou ao prédio do IFRN com os pais que prestaram apoio e motivação a filha. “Ela estava tranqüila para a prova, já tinha experiência do ano passado e espero que consiga um bom resultado”, disse a mãe Adriana de Souza.
Para Débora Karoline, que ia prestar o vestibular pela primeira vez para o curso de Nutrição, a ansiedade estava grande. “Espero encarar logo a prova que venho me preparando durante todo o ano”.
Porém para alguns estudantes, o vestibular acabou antes mesmos de começar, estudantes que foram aos prédios errados, perderam as provas com o fechamento dos portões às 8h.
De acordo coma professora Sônia da COmperve/UFRN, pelo menos seis alunos que iriam fazem a prova no IFRN Cidade Alta, teriam ido para o campus central da Salgado Filho e acabaram tendo de correr para o Centro e alguns deles não conseguiram chegar a tempo.
As provas começaram a ser aplicadas às 8h30 até às 13h. O gabarito será divulgado às 14h no site da Comperve.
quinta-feira, 24 de novembro de 2011
quarta-feira, 23 de novembro de 2011
DESAFIO
OS PADRES E OS CANIBAIS
Três padres estão levando três canibais à uma missão.
Em um determinado momento, eles se vêem à margem de um rio.
Todos devem chegar ao outro lado.
Há uma canoa para que eles façam a travessia, porém cabem apenas duas pessoas nela.
Além disso, o número de canibais em um lado do rio nunca pode ser superior ao número de padres, caso contrário são devorados.
De que modo eles atravessaram o rio, sem que nenhum padre virasse comida dos canibais?
NÃO PERCA NEM 1% DESSA IDÉIA
Outro elemento motivador é mostrar para eles que numa economia de altos e baixos como anossa, quem não domina porcentagem pode sentir as consequências no próprio bolso.
Como o aluno é ou vai se tornar um consumidor, nada melhor do que começar cedo a ter contato com o tema . O melhor caminho é mostrar é mostrar ao aluno que a porcentagem é um caso particular de proporção. A receita é recorrer a exemplos práticos. Entendido o conceito, agora é só exercitar.
terça-feira, 22 de novembro de 2011
ONTEM, 21/11...
quinta-feira, 17 de novembro de 2011
FIQUE ATENTO
Indicadores de avaliação de instituições revelam melhora de qualidade
Quinta-feira, 17 de novembro de 2011 - 19:09
O Ministério da Educação avaliou 2.176 instituições de ensino superior, sendo 229 públicas e 1.947 privadas, entre universidades, centros universitários e faculdades. O ministro Fernando Haddad, ao anunciar os indicadores de qualidade nesta quinta-feira, 17, considerou que, no cômputo geral, a qualidade está melhorando. “Temos hoje professores mais titulados e que se dedicam mais ao ensino do que no passado”, disse.Junto com a melhora da formação dos docentes, Haddad disse que está sendo feito um investimento pesado tanto nas instituições públicas como nas particulares. No grupo das universidades federais, ele destacou as boas notas obtidas por nove das 14 novas universidades criadas a partir de 2003 e que passaram por avaliação em 2010. Segundo ele, oito universidades ficaram com nota quatro e uma alcançou nota cinco.
A avaliação gerou o Índice Geral de Cursos (IGC) por instituição, com notas de um a cinco pontos. As notas de três a cinco significam conceito satisfatório e as notas um e dois, desempenho insatisfatório.
No quadro de notas obtidas pelas 2.176 instituições, 27 delas alcançaram cinco, sendo 16 públicas e 11 privadas; 131 obtiveram nota quatro (65 públicas e 66 privadas); 985 aparecem com nota três (90 públicas e 895 privadas); 674 tiveram nota dois (41 públicas e 633 privadas); nove tiveram nota um (duas públicas e 335 privadas). Outras 350 instituições participaram do ciclo avaliativo, porém os cursos que não obtiveram o Conceito Preliminar de Curso (CPC) por não atender a um ou mais itens dos oito medidas de cálculo ficaram sem conceito.
Autonomia – Mas sete centros universitários e uma universidade com baixa qualidade e avaliação insatisfatória estão perdendo hoje sua autonomia. Eles não podem mais abrir cursos sem a autorização do MEC, nem novas vagas. As medidas também atingem instituições de ensino superior que oferecem educação a distância. “Vamos impedir que essa modalidade importante para a democratização do acesso à educação superior sofra com problemas de qualidade”, explicou Haddad.
“Queremos continuar promovendo a expansão, a interiorização dos cursos, a educação a distância, os cursos superiores de tecnologia, contudo vamos fazer isso com o rigor que o Sinaes [Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior] exige”, afirmou o ministro, lembrando que o sistema está em forte expansão – o ano de 2010 fechou com cerca 6,5 milhões de universitários.
Cursos – Também passaram por avaliação no ano passado 4.143 cursos superiores de graduação. O produto da avaliação de diversos itens é o Conceito Preliminar de Curso (CPC), expresso com notas em uma escala de um a cinco pontos. As notas de três a cinco significam conceito satisfatório e as notas um e dois, desempenho insatisfatório.
Na distribuição dos 4.143 cursos, o mapa do CPC aparece dessa forma: 58 cursos de graduação alcançaram nota cinco; 728 (quatro); 1.608 (três); 575 (dois); 19 (um); e 1.155 cursos das áreas avaliadas aparecem “sem conceito”. Neste caso, o curso não teve a nota final porque faltou um ou mais dos itens que compõem o Conceito Preliminar de Curso.
Medidas – De todos os cursos de medicina que, por terem notas baixas, entraram em processo de supervisão nos últimos anos, Haddad informou que 95% deles atingiram patamar mínimo de funcionamento, o que representa uma vitória do sistema de avaliação.
Mas um novo grupo de cursos de medicina terá 446 vagas cortadas neste ano, enquanto que cursos da mesma área que obtiveram nota máxima nas avaliações dos ministérios da Educação e da Saúde estão autorizados a abrir 320 novas vagas.
Cortes – Haddad anunciou que os mesmos critérios aplicados pelo MEC para os cursos de medicina, direito e pedagogia com conceitos insatisfatórios em anos anteriores, agora serão estendidos a todos os cursos de graduação. São cursos da área da saúde e cursos de ciência contábeis e administração que terão cerca de 50 mil vagas suspensas para ingresso em 2012.
Nos cursos com pior avaliação, o corte atinge 65% das vagas oferecidas em 2010 e nos demais o corte será de 20%. Além do corte, a instituição precisa assinar com o MEC um termo de saneamento das deficiências com prazo de duração de um ano.
Áreas e cursos – Em 2010, o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes avaliou as áreas de saúde e ciências agrárias, distribuídas em 14 cursos: biomedicina, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, serviço social, terapia ocupacional, agronomia e zootecnia. Também em 2010, o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) avaliou cinco tipos de cursos superiores de tecnologia – tecnologia em agroindústria, tecnologia em agronegócio, tecnologia em gestão ambiental, tecnologia em gestão hospitalar e tecnologia em radiologia.
As três áreas do conhecimento com maior número de cursos avaliados em 2010 foram enfermagem, com 728 cursos, fisioterapia (477) e farmácia (389). As áreas com menor número de cursos avaliados são as tecnológicas: tecnologia em agroindustria teve 18 cursos avaliados, tecnologia em gestão hospitalar, 45, e tecnologia em radiologia, 49.
Ionice Lorenzoni
terça-feira, 8 de novembro de 2011
Agradeço a Ezequiel o convite.
quarta-feira, 2 de novembro de 2011
ENEM - 2011
Ministério vai recorrer da decisão da Justiça de anular questões da prova
Terça-feira, 01 de novembro de 2011 - 16:01
Tweet - divulgue esta matéria no twitter
O MEC e o Inep entendem que a sentença de primeira instância foi desproporcional, ao cancelar em todo o país 13 questões do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) realizado nos dias 22 e 23 de outubro, que teriam sido apropriadas pelos alunos do Colégio Christus, em Fortaleza.
Ressalva-se que a sentença preserva o exame, na medida em que afasta a possibilidade de cancelamento da prova em todo o território nacional, como era a pretensão do Ministério Público Federal do Ceará.
Por outro lado, ainda que confortável na posição de que pela Teoria de Resposta ao Item (TRI) o cancelamento das 13 questões em todo o país não afeta a pontuação do Enem, o Ministério da Educação e o Inep entendem que a arguição proposta de cancelar as provas unicamente dos alunos do Christus ou até do complexo educacional da instituição tem um caráter pedagógico e restabelece a isonomia, uma vez que somente aqueles alunos tiveram uma vantagem no tempo dedicado à resolução das 180 questões aplicadas.
Desta forma, depois de ouvir a Advocacia Geral da União (AGU), o Ministério da Educação e o Inep mantém a disposição de recorrer da decisão da Justiça Federal do Ceará.
Assessoria de Comunicação Social
blog mais tvnews disse...
Professor, o meu amigo Everton, que foi seu estudante no Adele, pediu pra que dissesse ao senhor que ele foi aprovado no IFRN- Campus João Câmara, ele batalhou e conseguio a sua vitória, entre os aprovados do Adele de Oliveira no ProITEC desse ano, estão: Everton, Arthur, Weslley & Madson, esse último axo q o senhor não conehece. Obrigado Fernando pela a atenção!