O que ensinar em Matemática
Pesquisas sobre a didática da disciplina mostram como os alunos pensam e reforçam estratégias de ensino centradas na resolução de problemas

SITUAÇÃO-PROBLEMA Professora
propõe questões desafiantes para 
que a turma busque possíveis 
soluções
É cada vez maior o conhecimento sobre como as crianças aprendem 
conceitos matemáticos. Pesquisas sobre a didática da disciplina aos 
poucos chegam aos cursos de formação e começam a difundir uma nova 
maneira de ensinar. O que antes era considerado erro do aluno ou falta 
de conhecimento do conteúdo (leia quadro abaixo) agora se revela como a 
expressão de diferentes formas de raciocinar sobre um problema, que 
devem ser compreendidas e levadas em consideração pelo professor no 
planejamento das intervenções, como se pode acompanhar nas fotos que 
ilustram esta reportagem. 
No decorrer do século 20, as discussões se intensificaram, motivadas 
pelas descobertas da psicologia do desenvolvimento e da abordagem 
socioconstrutivista, feitas principalmente pelo cientista suiço Jean Piaget (1896-1980) e pelo psicólogo bielo-russo Lev Vygotsky (1896-1934).
"No Brasil, foi nas décadas de 1950 e 60 que os educadores passaram a
 se preocupar com a baixa qualidade do desempenho dos estudantes.Em 
diversos países, propostas para enfrentar as dificuldades começaram a 
ser construídas e, da busca de soluções, surgiu um novo campo de 
conhecimento", explica Célia Maria Carolino Pires, do Programa de 
Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da Pontifícia Universidade 
Católica de São Paulo. Na França, essa área do saber é chamada de 
didática da Matemática e os os principais pesquisadores são Guy Brousseau, Gérard Vergnaud, Régine Douady e Nicolas Balacheff. No Brasil, ela também é conhecida como Educação Matemática.
 
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário