O que ensinar em Matemática
Pesquisas sobre a didática da disciplina mostram como os alunos pensam e reforçam estratégias de ensino centradas na resolução de problemas
SITUAÇÃO-PROBLEMA Professora
propõe questões desafiantes para
que a turma busque possíveis
soluções
É cada vez maior o conhecimento sobre como as crianças aprendem
conceitos matemáticos. Pesquisas sobre a didática da disciplina aos
poucos chegam aos cursos de formação e começam a difundir uma nova
maneira de ensinar. O que antes era considerado erro do aluno ou falta
de conhecimento do conteúdo (leia quadro abaixo) agora se revela como a
expressão de diferentes formas de raciocinar sobre um problema, que
devem ser compreendidas e levadas em consideração pelo professor no
planejamento das intervenções, como se pode acompanhar nas fotos que
ilustram esta reportagem.
No decorrer do século 20, as discussões se intensificaram, motivadas
pelas descobertas da psicologia do desenvolvimento e da abordagem
socioconstrutivista, feitas principalmente pelo cientista suiço Jean Piaget (1896-1980) e pelo psicólogo bielo-russo Lev Vygotsky (1896-1934).
"No Brasil, foi nas décadas de 1950 e 60 que os educadores passaram a
se preocupar com a baixa qualidade do desempenho dos estudantes.Em
diversos países, propostas para enfrentar as dificuldades começaram a
ser construídas e, da busca de soluções, surgiu um novo campo de
conhecimento", explica Célia Maria Carolino Pires, do Programa de
Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da Pontifícia Universidade
Católica de São Paulo. Na França, essa área do saber é chamada de
didática da Matemática e os os principais pesquisadores são Guy Brousseau, Gérard Vergnaud, Régine Douady e Nicolas Balacheff. No Brasil, ela também é conhecida como Educação Matemática.
Nenhum comentário:
Postar um comentário