Matemática em todas as disciplinas
Linguagens como gráficos, linhas do tempo e estatísticas são importantes demais para que seu aprendizado fique restrito a essa matéria
Luis Carlos de Menezes
"O ensino de Geografia não será
prejudicado se os estudantes
aprenderem a calcular o IDH.".
Revistas, jornais e noticiários de TV fazem amplo uso de valores
numéricos, porcentagens, proporções, taxas, índices e gráficos. Os temas
das reportagens variam, indo das finanças à previsão do tempo, passando
por esporte, trânsito, meio ambiente, política, saúde. O fato mostra
quanto o domínio das linguagens matemáticas é uma condição de cidadania
que a Educação Básica tem de garantir. E isso só se consegue com um
planejamento escolar articulado.
Ao aprender as primeiras operações, as crianças já podem ser
orientadas a ajudar os pais a comparar preços e a somar os valores dos
produtos no carrinho de compras para não ultrapassar a despesa prevista -
atitude de consumo responsável. Ao longo das séries iniciais, é
possível desenvolver habilidades como medir e estimar quantidades. Nas
mais avançadas, cabe o uso de taxas de variação - por exemplo, no
cálculo da vazão de uma torneira aberta ou na previsão do consumo mensal
de energia de aparelhos domésticos.
Sem prejuízo do ensino de conteúdos próprios, as aulas de Matemática
são momentos privilegiados para a formação prática, que deve ser
completada em atividades nas demais disciplinas. Isso se dá de muitas
maneiras: quando os alunos usam mapas em diferentes escalas e analisam
dados estatísticos de renda e condições de vida em Geografia; convertem
unidades e organizam tabelas e diagramas sobre processos naturais em
Ciências; medem um colega para desenhá-lo em proporções reais e usam
recursos geométricos para representar perspectivas em Arte; usam linhas
de tempo em que uma escala de Anos é zoom de uma escala de séculos em
História; registram desempenhos atléticos e dados ergométricos em
Educação Física; e produzem textos de ficção com base no gráfico de um
saldo bancário pessoal ao longo do ano em Língua Portuguesa.
Sem atividades desse tipo, crianças e jovens terão um menor domínio prático dessas linguagens. E isso não se corrige simplesmente com uma proporção maior de aulas de Matemática, especialmente se elas se concentrarem na "gramática". O que fazer, então, para garantir aquelas práticas em toda a grade curricular? É preciso planejar, e o exercício de linguagens matemáticas nas várias disciplinas - mais do que possível, essencial - só ocorre se for previsto no projeto pedagógico, que não pode ser um documento de gaveta. E não fica prejudicado o ensino de Arte ou o de Geografia se os estudantes aprenderem a desenhar a cabeça de um adulto com 1/8 da altura do corpo, a avaliar distâncias em perspectiva comparando triângulos, a reproduzir o trajeto da escola para a casa num guia com escala 1/10.000, tomando 1 centímetro por 100 metros, ou a calcular o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do município em que vivem.
Antes que se enciúmem disciplinas colocadas "a serviço" da Matemática, vale lembrar que um bom projeto pedagógico não omite a importância da História no ensino de Arte ou das Ciências no ensino de Geografia - para ficar só em dois exemplos - e vice-versa. Aliás, o que foi dito sobre Matemática vale para Língua Portuguesa, que também se aprende em todas as aulas se os professores fizerem um trabalho coordenado e atento aos avanços da turma.
Sem atividades desse tipo, crianças e jovens terão um menor domínio prático dessas linguagens. E isso não se corrige simplesmente com uma proporção maior de aulas de Matemática, especialmente se elas se concentrarem na "gramática". O que fazer, então, para garantir aquelas práticas em toda a grade curricular? É preciso planejar, e o exercício de linguagens matemáticas nas várias disciplinas - mais do que possível, essencial - só ocorre se for previsto no projeto pedagógico, que não pode ser um documento de gaveta. E não fica prejudicado o ensino de Arte ou o de Geografia se os estudantes aprenderem a desenhar a cabeça de um adulto com 1/8 da altura do corpo, a avaliar distâncias em perspectiva comparando triângulos, a reproduzir o trajeto da escola para a casa num guia com escala 1/10.000, tomando 1 centímetro por 100 metros, ou a calcular o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do município em que vivem.
Antes que se enciúmem disciplinas colocadas "a serviço" da Matemática, vale lembrar que um bom projeto pedagógico não omite a importância da História no ensino de Arte ou das Ciências no ensino de Geografia - para ficar só em dois exemplos - e vice-versa. Aliás, o que foi dito sobre Matemática vale para Língua Portuguesa, que também se aprende em todas as aulas se os professores fizerem um trabalho coordenado e atento aos avanços da turma.
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