terça-feira, 17 de abril de 2012


Matemática e a dupla linguagem

Por ser ideográfica (formada por sinais), a linguagem matemática não tem oralidade própria. Para ser compreendida ela precisa da linguagem materna como parceira. Nilson José Machado, da Universidade de São Paulo,dá o exemplo:

Que número é 5 x 106?

Cinco milhões?

5 milhões?

5 mi (como usado pela imprensa)?

5.000.000?

“O entendimento do texto matemático passa pela compreensão da língua e dos símbolos.” O professor pode ajudar o aluno certificando-se de que ele entendeu todos os termos usados. Fazer comparações com situações do cotidiano e explicitar o objetivo de cada questão também facilita a leitura e a resolução de problemas.

Extraído de Matemática do Cotidiano e suas conexões - Antonio José Lopes Bigode e Joaquim Gimenez – 3ª série – Ed. FTD

3 comentários:

  1. Olá professor! Achei interessante as dicas de filmes que tem a ver com matemátia que estão no link abaixo:
    http://leocasillo.blogspot.com.br/2012/04/filmes-envolvendo-matematica.html
    Abrç
    Edvaldo Morais

    ResponderExcluir
  2. Valeu, Edvaldo.
    Obrigado pela dica. Vou conferir.
    Um abraço.
    Fernando Siqueira.

    ResponderExcluir
  3. Valeu, Edvaldo.
    Obrigado pela dica. Vou conferir.
    Um abraço.
    Fernando Siqueira.

    ResponderExcluir