Matemática e a dupla linguagem
Por ser ideográfica (formada por sinais), a linguagem matemática não tem oralidade própria. Para ser compreendida ela precisa da linguagem materna como parceira. Nilson José Machado, da Universidade de São Paulo,dá o exemplo:
Que número é 5 x 106?
Cinco milhões?
5 milhões?
5 mi (como usado pela imprensa)?
5.000.000?
“O entendimento do texto matemático passa pela compreensão da língua e dos símbolos.” O professor pode ajudar o aluno certificando-se de que ele entendeu todos os termos usados. Fazer comparações com situações do cotidiano e explicitar o objetivo de cada questão também facilita a leitura e a resolução de problemas.
Extraído de Matemática do Cotidiano e suas conexões - Antonio José Lopes Bigode e Joaquim Gimenez – 3ª série – Ed. FTD
Olá professor! Achei interessante as dicas de filmes que tem a ver com matemátia que estão no link abaixo:
ResponderExcluirhttp://leocasillo.blogspot.com.br/2012/04/filmes-envolvendo-matematica.html
Abrç
Edvaldo Morais
Valeu, Edvaldo.
ResponderExcluirObrigado pela dica. Vou conferir.
Um abraço.
Fernando Siqueira.
Valeu, Edvaldo.
ResponderExcluirObrigado pela dica. Vou conferir.
Um abraço.
Fernando Siqueira.